CERTIFICAÇÕES

Para que tenhamos confiança e segurança de que um produto cosmético é realmente ecológico ou biológico, é necessário que o mesmo seja certificado. Os padrões de exigência, para que um produto obtenha essa certificação, variam consoante a entidade certificadora.

Os produtos vendidos pela BioBeauty são certificados por uma, ou várias, entidades certificadoras e isso encontra-se identificado pela utilização dos seguintes logotipos:

Empresas Certificadoras

COSMEBIO®

www.cosmebio.org

 

É a associação profissional francesa mais importante de cosmética ecológica e biológica, que tem como objectivo a promoção desses cosméticos produzidos com ingredientes de agricultura biológica e desenvolvidos através de tecnologias amigas do ambiente (a chamada química verde).

 

O logotipo BIO garante que o produto cosmético tem na sua composição, no mínimo:

  • 95% de ingredientes naturais ou de origem natural
  • 95% dos ingredientes vegetais provenientes de agricultura biológica
  • 10% do total dos ingredientes provenientes de agricultura biológica.

 

O logotipo ECO garante que o produto cosmético tem na sua composição, no mínimo:

  • 95% de ingredientes naturais ou de origem natural
  • 50% dos ingredientes vegetais provenientes de agricultura biológica
  • 5% do total dos ingredientes provenientes de agricultura biológica.

 

Nota: Estas certificações têm em conta que 50 a 80% dos cosméticos são compostos por água que, embora seja considerado um ingrediente de origem natural, não é certificável.

ECOCERT

www.ecocert.com

 

É uma entidade independente de controlo e certificação de produtos de agricultura biológica, que começou a sua actividade em 1991. Ao longo dos anos, optou pela criação de especificações para a inspeção e certificação de outros produtos, entre os quais os cosméticos biológicos, tendo sido a primeira entidade certificadora a definir padrões para os cosméticos ecológicos e biológicos.

 

Esses padrões ECOCERT impõem que, para a produção de um cosmético ecológico e biológico, os seguintes requisitos sejam cumpridos:

 

  • Sejam utilizados ingredientes derivados de fontes renováveis e produzidos por processos que respeitam o ambiente. A ECOCERT verifica portanto:

– A ausência de: OGM, parabenos, fenoxietanol, nanopartículas, silicones, PEGs, perfumes e corantes sintéticos, ingrediente derivados de animais (excepto os naturalmente produzidos por estes como leite, mel…);

– A natureza biodegradável ou reciclável da embalagem do produto.

  • Exista um limite mínimo de ingredientes naturais e de agricultura biológica no produto para que este possa ser certificado. Todos os cosméticos devem, por isso, ter um mínimo de 95% do total dos ingredientes de origem natural, sendo que:

– O logotipo Cosmético biológico indica que os ingredientes provenientes de agricultura biológica atingem um mínimo de 95% do total dos ingredientes de origem vegetal e de 10% do total dos ingredientes do produto;

– O logotipo Cosmético ecológico indica que os ingredientes provenientes de agricultura biológica atingem um mínimo de 50% do total dos ingredientes de origem vegetal e de 5% do total dos ingredientes do produto.

Nota: alguns ingredientes que costumam estar presentes nos cosméticos (água, sais, minerais) não podem ter certificação biológica uma vez que não derivam da agricultura (exemplos: os champôs e certos cremes, compostos maioritariamente por água, contêm entre 10% a 40% de ingredientes biológicos; um óleo essencial, que não contém água, pode chegar aos 100% de ingredientes biológicos).

 

  • Sejam realizadas auditorias anuais a todos os locais de fabrico e de condicionamento dos produtos.

 

AB, AGRICULTURA BIOLÓGICA

www.agencebio.org/la-marque-ab

 

O logotipo AB de certificação, assim como o logotipo europeu Bio, são atribuídos aos produtos de agricultura biológica e identificam os produtos 100% biológicos ou que contêm no mínimo 95% de produtos de agricultura biológica no caso dos produtos transformados. As entidades certificadoras são quem atribui as autorizações de utilização destes logotipos

QUALITÉ FRANCE
www.qualite-france.com

O grupo Bureau Veritas Certification France, é uma entidade independente de controlo e certificação de agricultura biológica que coloca à disposição a marca Qualité France, representada pelo respectivo logotipo. Por sua vez, esta garante o controlo dos laboratórios de cosméticos biológicos de acordo com o referencial europeu harmonizado dos cosméticos ecológicos e biológicos COSMOS–standard. Tal como a ECOCERT, a Qualité France elaborou um referencial que distingue os cosméticos ecológicos dos cosméticos biológicos, no qual está definido que:

  • estes cosméticos devem ter um mínimo de 95% do total dos ingredientes naturais ou de origem natural
  • os cosméticos ecológicos devem ter um mínimo de 5% do total dos ingredientes de agricultura biológica
  • os cosméticos biológicos devem ter um mínimo de 10% to total dos ingredientes de agricultura biológica
  • a utilização deste logotipo garante ainda que:

– não são efectuados testes em animais
– depois da transformação dos ingredientes naturais, os reagentes utilizados são igualmente naturais;
– não são utilizados ingredientes de origem animal, excepto os naturalmente produzidos por estes (leite, mel, lã…);
– não são utilizados OGM;
– não são utilizados corantes e perfumes de síntese, silicones, parabenos e todos os ingredientes resultantes da indústria petroquímica;
– as embalagens são biodegradáveis ou recicláveis.

certificacoes7
Certificações - BioBeauty Boutique|Venda cosmética ecológica e biológica em Portugal